Receita de Bolo da Copa

  •   
  •   
  •   

Ingredientes

Cobertura:

1 xícara (chá) (200 ml) de creme de leite fresco

400 g de cobertura de chocolate branco picada

Doce de abóbora:

1 xícara (chá) de coco fresco ralado

3 xícaras (chá) (480 g) de açúcar

1 kg de abóbora de pescoço cortada em cubos médios

Massa:

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) (200 ml) de leite integral

1 xícara (chá) (100 g) de chocolate em pó

4 xícaras (chá) (240 g) de farinha de trigo

4 ovos (gemas e claras separadas)

2 xícaras (chá) (320 g) de açúcar

200 g de manteiga sem sal

Montagem e decoração:

1 molde de papel em formato de hexágono com 6 cm de lado

 50 g de cobertura de chocolate meio amargo picada

2 embalagens (400 ml) de leite de coco


Modo de preparo

1. Massa: bata a manteiga até ficar bem cremosa, adicione o açúcar e as gemas uma a uma, batendo até que fiquem bem incorporadas à massa. Peneire junto a farinha de trigo, o chocolate e o fermento, alternando com o leite. Por último, bata as claras em neve e misture-as delicadamente à massa. Unte e enfarinhe duas assadeiras redondas de 25 cm de diâmetro, despeje metade da massa em cada uma delas e asse em forno médio (180ºC %u2013 preaquecido) por aproximadamente 30 minutos.

2. Doce de abóbora: junte a abóbora e o açúcar em uma panela de ferro ou de fundo grosso e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por aproximadamente 4 horas ou até a água da abóbora secar. No final do cozimento, amasse os cubos de abóbora com uma colher de pau e acrescente o coco ralado.

3. Cobertura: derreta no microondas a cobertura de chocolate junto com o creme de leite, potência média, por 2 minutos e 30 segundos, mexendo na metade do tempo. Leve à geladeira por 30 minutos. Depois, bata na velocidade máxima por 2 minutos ou até formar um creme esbranquiçado.

4. Montagem: umedeça uma das massas com uma embalagem de leite de coco. Cubra com ¾ de doce de abóbora e coloque a outra massa por cima. Umedeça com o leite de coco restante e cubra todo o bolo com a cobertura, alisando bem a superfície.

 5. Para decorar, derreta o chocolate meio amargo. Mexa bem para esfriá-lo. Apóie o molde em formato de hexágono no centro do bolo. Coloque o chocolate em um cone de papel-manteiga e faça o contorno à volta do molde. Faça outros seis semi-hexágonos nas laterais do bolo, apoiando metade do molde na lateral dele. Com o restante do doce de abóbora, preencha os hexágonos. Mantenha o doce em geladeira até o momento de servir.