Receita de Bolo Crocante

  •   
  •   
  •   

Ingredientes

Calda:

1 xícara (chá) de açúca

r ½ maçã cortada ao meio

½ laranja cortada ao meio

Cobertura crocante:

80 g de flocos de arroz

250 g de cobertura de chocolate ao leite picada

Pão-de-ló de chocolate:

1 colher (sopa) de fermento em pó

1½ xícara (chá) de farinha de trigo

¾ xícara (chá) (85 g) de chocolate em pó peneirado

¼ xícara (chá) de óleo

1½ xícara (chá) de açúcar

6 ovos inteiros

Recheio cremoso de chocolate:

1 lata de creme de leite gelado e sem soro

½ lata de leite condensado

100 g de cobertura de chocolate ao leite picada

100 g de cobertura de chocolate meio amargo picada

2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)

1¼ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) (9 g) de chocolate em pó


Modo de preparo

1. Para o pão-de-ló: bata os ovos com o açúcar por 10 minutos em velocidade máxima. Enquanto isso, leve ao fogo baixo ½ xícara (chá) de água morna, o óleo e o chocolate em pó, até que este dissolva completamente. Acrescente esta mistura aos ovos, alternando com a farinha de trigo e junte, por último, o fermento em pó. Preaqueça o forno a 180ºC e asse a massa por 35 minutos em assadeira untada e enfarinhada (27 cm de diâmetro).

2. Para o recheio cremoso de chocolate: leve ao fogo o leite, o amido, o chocolate meio amargo, o chocolate ao leite, o leite condensado e o chocolate em pó, deixe cozinhar por aproximadamente 8 minutos. Cubra com papel-filme e leve para gelar. Junte o creme de leite e bata bem.

3. Para a calda: leve ao fogo em uma panela a laranja, a maçã, 1 ½ xícara (chá) de água, o açúcar e deixe ferver por 5 minutos. Peneire, deixe esfriar e reserve.

4. Para a cobertura: Derreta e tempere o chocolate ao leite. No momento de montar o bolo, misture os flocos de arroz e reserve.

5. Montagem: corte o bolo em três partes. Em uma assadeira de fundo removível, coloque uma das partes do bolo, regue com um pouco da calda e coloque metade do recheio. Disponha outra parte do bolo e regue novamente, coloque o restante do creme e a última parte do bolo. Regue com a calda restante e deixe na geladeira por 12 horas. Retire da geladeira e passe a cobertura.