Receita de Bolo Coração

  •   
  •   
  •   

Ingredientes

Chantilly:

3 colheres (sopa) (36 g) de açúcar

2½ xícaras (chá) (500 ml) de creme de leite fresco

Creme:

1 xícara (chá) (90 g) de nozes picadas

1 xícara (chá) de doce de leite

½ xícara (chá) de chocolate em pó

200 ml de leite de coco

2½ xícaras (chá) (500 ml) de leite

2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)

Massa:

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) (10 g) de fermento em pó

1 xícara (chá) (200 ml) de leite quente

2 xícaras (chá) (240 g) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) (320 g) de açúcar

7 ovos

Para a decoração:

4 colheres (sopa) de calda da cereja para regar o bolo

½ xícara (chá) de cerejas em calda picadas

100 g de raspas de chocolate ao leite

1 xícara (chá) de chantilly


Modo de preparo

1- Massa: na batedeira, bata em velocidade máxima os ovos e o açúcar, até dobrar de volume. Diminua para a velocidade mínima e junte, aos poucos, a farinha de trigo e o fermento peneirados, alternando com o chocolate dissolvido no leite. Coloque numa assadeira grande, em formato de coração, untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos.

2- Creme: numa panela, misture o leite, o leite de coco, o chocolate em pó e a maisena. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Depois de frio, acrescente o doce de leite e bata na batedeira até obter um creme liso. Acrescente as nozes e misture. Divida o creme em 3 partes iguais e reserve.

3- Chantilly: coloque na batedeira o creme de leite com o açúcar e bata em velocidade média até obter uma textura cremosa e firme, ponto de chantilly. Acrescente as cerejas e misture delicadamente. Reserve 1 xícara (chá) do chantilly para decorar o bolo e o restante divida em 2 partes iguais. Reserve.

4- Montagem e decoração: faça dois cortes no bolo no sentido horizontal, obtendo três camadas. Regue a primeira camada com 2 colheres (sopa) da calda da cereja, coloque uma parte de creme e uma de chantilly. Cubra com outra camada de bolo e repita a mesma seqüência acima. Cubra com a última camada de bolo e espalhe por toda a superfície uma parte do creme. Faça no centro do bolo um pequeno coração com o chantilly reservado. Decore com as raspas de chocolate e as cerejas como na foto. Faça pitangas em volta do bolo com chantilly. Sirva gelado. Material necessário: saco de confeitar com bico pitanga.