Receita de Bolo Borboleta

  •   
  •   
  •   

Ingredientes

Calda:

½ xícara (chá) de suco de laranja

2 colheres (sopa) de açúcar

Glacê:

3 claras 500 g de açúcar de confeiteiro

6 colheres (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de suco de limão

Massa:

1 colher (sopa) de fermento em pó

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1½ xícara (chá) de açúcar

4 ovos

Para decorar:

2 palitos de chocolate

1 kg de balas de goma coloridas

Recheio:

3 gemas

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de leite


Modo de preparo

1. Bata as claras em neve e reserve. Misture as gemas com 8 colheres (sopa) de água e bata até espumar. Junte o açúcar e continue batendo. Acrescente a farinha aos poucos, junte o fermento use a velocidade menor da batedeira. Misture delicadamente as claras em neve. Despeje a massa numa forma redonda com 24 cm de diâmetro e asse em forno médio (200ºC) pré-aquecido por 25 minutos. Desinforme e deixe esfriar.

2. Numa panela misture o leite condensado, o leite, as gemas, a maisena e o chocolate. Leve ao fogo, mexa até engrossar. Desligue e reserve. Bata as claras em neve, junte o suco de limão e o açúcar aos poucos. Acrescente a margarina e bata até obter o ponto de chantilly. Com o auxílio de 1 linha corte o bolo em 3 camadas.

3. Para a calda misture o suco de laranja com o açúcar e 1/2 xícara de chá de água e regue as 3 camadas de massa. Espalhe metade do recheio sobre a primeira camada. Cubra com a outra massa. Espalhe o restante do recheio e cubra com a última camada de bolo. Corte o bolo ao meio.

4. Acomode as duas metades sobre um tabuleiro, junte as duas partes arredondadas. Cubra toda a superfície e as laterais com o glacê e alise com uma espátula.

5. Coloque o restante do glacê no saco de confeitar com o bico de pitanga. Decore fazendo todo o contorno do bolo. Enfeite com as balas de gomas por cima. Coloque os palitos de chocolate no local das antenas da borboleta.