Receita de Bolo Formigueiro Recheado

  •   
  •   
  •   

Ingredientes

Brigadeiro cremoso:

2 latas de leite condensado

6 colheres (sopa) (27 g) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de manteiga

¼ xícara (chá) de creme de leite

Massa:

1 embalagem (130 g) de granulado

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) de coco ralado

3 xícaras (chá) (360 g) de farinha de trigo peneirada

2 xícaras (chá) de leite

6 ovos (gemas e claras separadas)

3 xícaras (chá) (480 g) de açúcar

1 tablete (200 g) de margarina


Modo de preparo

1. Para o brigadeiro cremoso: em uma panela de tamanho médio, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo continuamente com uma colher de pau. Para identificar o ponto certo, incline ligeiramente a panela: se a massa começar a se desprender do fundo, o doce já está pronto.

2. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar.

3. Para a massa: bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Junte as gemas uma a uma e, depois, acrescente o leite, a farinha, o fermento e o coco ralado, formando uma massa uniforme. Adicione 1 embalagem de granulado e, por último, incorpore as claras em neve, misturando-as delicadamente. Despeje numa assadeira retangular (23cm x 31cm) untada e enfarinhada e asse em forno médio, previamente aquecido a 180oC, por 35 minutos. Desenforme o bolo ainda quente sobre um tabuleiro.

4. Montagem: corte o bolo em 2 camadas, recheie e cubra-o com o brigadeiro cremoso. Corte o bolo em quadrados de 6x6cm e embrulhe-os em papel chumbo colorido. Coloque sob a tampa de chocolate.